Examen de Literatura Universal de Galicia (PAU de 2012)

CiUG COM ISIÓN INTERUN IVERSITARIA DE GALICIA PAU XUÑO 2012 Código 35 LITERATURA UNIVERSAL OPCIÓN A 1 Desenvolva o seguinte tema do programa Autores representativos temas e características formais da literatura renacentista 2 puntos 2 Relacione as obras cos seus autores e períodos 1 punto 1 O xogador 2 Anfitrión 3 Oda a Afrodita 4 Emma 5 As flores do mal Jane Austen Fiodor Dostoievski Plauto Charles Baudelaire Safo Romanticismo Literatura grega Simbolismo Teatro latino Realismo 3 COMENTARIO LIT…
Comunidad AutĂłnoma Galicia
Asignatura Literatura Universal
Convocatoria Ordinaria de 2012
Fase General EspecĂ­fica

Informar de un error

Temas mencionados new_releases

William Shakespeare
William Shakespeare

William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 1564 (batizado a 26 de abril) — Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1616) foi um poeta, dramaturgo e ator inglĂŞs, tido como o maior escritor do idioma inglĂŞs e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo"). De suas obras, incluindo aquelas em colaboração, restaram atĂ© os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e mais alguns versos esparsos, cujas autorias, no entanto, sĂŁo ainda disputadas. Suas peças foram traduzidas pa…

Fuente: wikipedia.org
Mary Shelley
Mary Shelley

Mary Wollstonecraft Shelley, nascida Mary Wollstonecraft Godwin (Somers Town, Londres, 30 de agosto de 1797 — Chester Square, Londres, 1 de fevereiro de 1851), mais conhecida por Mary Shelley foi uma escritora britânica, filha do filósofo William Godwin e da pedagoga e escritora Mary Wollstonecraft.

Fuente: wikipedia.org
Eça de Queiroz

José Maria de Eça de Queiroz (Póvoa de Varzim, — Paris) foi um dos mais importantes escritores portugueses da história. Foi autor de romances de reconhecida importância, de Os Maias e O Crime do Padre Amaro; o primeiro é considerado por muitos o melhor romance realista português do.

Fuente: wikipedia.org
O Primo BasĂ­lio

O Primo Basílio é um romance de Eça de Queirós. Publicado em 1878, constitui uma análise da família burguesa urbana no século XIX.

Fuente: wikipedia.org
Plauto
Plauto

Tito Mácio Plauto (em latim Titus Maccius Plautus; Sarsina, cerca de 230 a.C. - 180 a.C) foi um dramaturgo romano, que viveu durante o perĂ­odo republicano. As 21 peças suas que se preservaram atĂ© os dias atuais datam do perĂ­odo entre os anos de 205 a.C. e 184 a.C.. Suas comĂ©dias estĂŁo entre as obras mais antigas em latim preservadas integralmente atĂ© os dias de hoje, sĂŁo quase todas adaptações de modelos gregos para o pĂşblico romano, tal como ocorria na mitologia e na arquitetura romanas. Seus trabalhos foram tambĂ©m fonte de inspiração para muitos renomados escritores, tais como Shakespeare, M…

Fuente: wikipedia.org
Emily Brontë
Emily Brontë

Emily Jane Brontë (Thornton, 30 de julho de 1818 - Haworth, 19 de dezembro de 1848) foi uma escritora e poetisa britânica, autora do romance Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes), hoje considerado um clássico da literatura mundial. Era a segunda irmã mais velha das três sobreviventes irmãs Brontë, entre Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell.

Fuente: wikipedia.org
Charles Baudelaire
Charles Baudelaire

Charles-Pierre Baudelaire (Paris, — Paris) foi um poeta boémio ou dandy ou flâneur e teórico da arte francesa. É considerado um dos precursores do simbolismo e reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia, juntamente com Walt Whitman, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX.

Fuente: wikipedia.org
Fiódor Dostoiévski
Fiódor Dostoiévski

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski (Moscovo, 30 de outubro (c. juliano) / 11 de novembro de 1821 — São Petersburgo, 28 de janeiro (c. juliano) / 9 de fevereiro de 1881) – ocasionalmente grafado como Dostoievsky – foi um escritor, filósofo e jornalista russo, considerado um dos maiores romancistas da história e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. É tido como o fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do Subterrâneo, descrito por Walter Kaufmann como a "melhor proposta para existencialismo já escrita".

Fuente: wikipedia.org
Victor Hugo
Victor Hugo

Victor-Marie Hugo (Besançon, 26 de fevereiro de 1802 — Paris, 22 de maio de 1885) foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial.

Fuente: wikipedia.org
Safo
Safo

Safo (em grego antigo: Σαπφώ, transl. Safo) foi uma poetisa membro da aristocracia e importante representante feminina da lírica grega. Faz parte dos nove poetas líricos do período arcaico. Teria nascido na Ilha de Lesbos por volta de 630 a.c. e teria passado a maior parte de sua vida na cidade de Mitilene.Sua mãe chamava-se Kleís e seu pai Skamandronymos, ambos aristocratas de grande participação política;documentos apontam que tinha três irmãos: Lárikhos, Kháraxos e Eyrýgios.

Fuente: wikipedia.org
Divina Comédia
Divina Comédia

A Divina ComĂ©dia (em italiano: Divina Commedia, originalmente Comedìa e, mais tarde, denominada Divina ComĂ©dia por Giovanni Boccaccio) Ă© um poema de viĂ©s Ă©pico e teolĂłgico da literatura italiana e da mundial, escrito por Dante Alighieri no sĂ©culo XIV e dividido em trĂŞs partes:…

Fuente: wikipedia.org
Eugène Ionesco
Eugène Ionesco

Eugène Ionesco (Slatina, Roménia, 26 de Novembro de 1909 — Paris, 28 de Março de 1994) foi um dos maiores patafísicos e dramaturgos do teatro do absurdo. Para lá de ridicularizar as situações mais banais, as peças de Ionesco retratam de uma forma tangível a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência.

Fuente: wikipedia.org
Jane Austen
Jane Austen

Jane Austen (Steventon, 16 de dezembro de 1775 – Winchester, 18 de julho de 1817) foi uma proeminente escritora inglesa. A ironia que utiliza para descrever as personagens de seus romances a coloca entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade, sendo constantemente objeto de estudo acadêmico, e alcançando um público bastante amplo.

Fuente: wikipedia.org
Teatro do absurdo

Teatro do absurdo foi a designação criada em 1961 pelo crítico húngaro radicado na Inglaterra, Martin Esslin (1918-2002), tentando sintetizar uma definição que agrupasse as obras de dramaturgos de diversos países, as quais, apesar de serem completamente diferentes em suas formas, tinham como ponto central o tratamento inusitado de aspectos inesperados da vida humana.

Fuente: wikipedia.org